17 de mai. de 2009

Filme: Lilja 4-ever, dir. Lukas Moodysson, 2002

Mais um drama russo herdeiro de grandes novelistas.
É triste ver um pedaço da ex-URSS, outrora orgulhosa e apaixonada, largada e pobre. Suas belas mulheres à mercê dos nefastos, vendedores ambulantes da carne da filha dos outros. A estória mesma não é nenhuma novidade, Jorge Amado, Graciliano Ramos, Ignácio Loyola já a exploraram bastante. É... a maior parte das soluções existem, mas não são implantadas, a escória do mundo é universal. Ótimo filme de um diretor que consegue adaptar-se ao mercado sem perder a grandeza, o que é raro entre artistas verdadeiros que geralmente desprezam a opinião pública.

Trailer:

SINOPSE:
"Lilya, de 16 anos, vive num pobre e desolador subúrbio da Estônia. Abandonada pela Mãe, que partiu para os Estados Unidos com um namorado novo, ela sonha com um futuro melhor. Na sua procura pela felicidade, ela é forçada a mudar-se para um pequeno apartamento em mau estado, sem electricidade nem aquecimento. O seu único amigo é Volodya, um rapaz de 11 anos que por vezes deixa dormir no sofá. Passam muito tempo juntos e fantasiam sobre uma vida um pouco mais fácil. Um dia, a esperança renasce quando Lilya se apaixona por Andrei, que a convida para ir com ele para a Suécia, começar uma nova vida. O pequeno Volodya desconfia - mas Lilya faz as malas. De repente ela vê-se num avião a caminho da Suécia sem saber o que vai acontecer a seguir".

"PRÉMIOS E NOMEAÇÕES:
Prémios do Cinema Europeu - Nomeado para Melhor Filme e Melhor Actriz, Festival Internacional de Cinema de Gijón - Vencedor de Melhor Filme e Melhor Actriz, e Academia de Cinema da Suécia - Vencedor Melhor Actriz, Melhor Fotografia, Melhor Argumento, Melhor Realização e Melhor Filme.

Lukas Moodysson é reconhecido por criar nos seus filmes uma ponte entre o cinema de autor e o cinema comercial. Com Fucking Åmål e Together conseguiu garantir os aplausos da crítica e do público, firmando-se como um dos realizadores europeus mais respeitados na actualidade".

Download do filme via rapidshare:

http://rapidshare.com/files/400049062/Lilja.4-ever.2002.LiMiTED.DVDRip.XViD-VCS.NapisyPL.part1.rar
http://rapidshare.com/files/400049356/Lilja.4-ever.2002.LiMiTED.DVDRip.XViD-VCS.NapisyPL.part2.rar
http://rapidshare.com/files/400049643/Lilja.4-ever.2002.LiMiTED.DVDRip.XViD-VCS.NapisyPL.part3.rar
http://rapidshare.com/files/400049862/Lilja.4-ever.2002.LiMiTED.DVDRip.XViD-VCS.NapisyPL.part4.rar

Download da legenda em português:

http://www.opensubtitles.org/pb/subtitles/3412148/lilja-4-ever-pb

4 comentários:

  1. Até postei aqui antes que dois dos filmes que vc cita como favoritos,são também uns dos meus favoritos! Um deles é o "Lilya4-ever".

    Neste filme em especial eu me vi sem esperança, sem saída para um desfecho razoável, saudável para aquela menina linda: Lilya.
    Lukas Moodysson não nos poupa do sofrimento, das porradas que ela vai levando da vida e de que vida? Uma menina sem amparo algum, pelo contrário, sua vida vai sendo marcada por perdas incomensuráveis, rejeição maternal e social.
    Num dado momento Lilya não tem apoio algum e a quem recorrer e ainda assim, mesmo depois de sua tentativa(fracassada) na Suécia, ela apresenta uma vitalidade absurda, como se tivesse sido capaz de se ancorar na saúde e não na doença.

    Esse filme é de uma visceralidade incrível! A atuação da menina(protagonista) e do anjo são de arrepiar!

    ResponderExcluir
  2. POR FAVOR. REPOSTAGEM! pleasssse pleasssse

    ResponderExcluir
  3. muito louco os filmes daqui.

    Grato!

    ResponderExcluir
  4. Meu querido, atualizei os links, mas não testei. Qualquer problema é só avisar. Valeu!

    ResponderExcluir