27 de mai. de 2009

Filme: Edukators, dir.Hans Weingartner, 2004

O que parecia uma ação política infanto-pueril, correndo um sério risco de tropeçar em clichês, resulta num gostoso balanço existencial contemporâneo, com boas paisagens e bons diálogos. Quando parecia se tornar previsível, toma um rumo diverso e mantém a qualidade de bom filme.
Dado nosso vazio ideológico, cuja única certeza é o garrote monetário em torno da garganta, o filme torna-se muito atual e com bons atores dessa nova geração alemã.

Com relação aos efeitos de uma militância em prol de mudanças sociais, voltemos à antiga cantilena: SÓ HÁ UMA FORÇA REVOLUCIONÁRIA, não adianta peidar colorido, escrever livros, pintar caras, matar meia dúzia, fazer cinema, sabotar as antenas de televisão, distribuir panfletos etc., se isso não mudar efetivamente as relações de trabalho!

Título Original: Die Fetten Jahre Sind Vorbei
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 126 minutos
Ano de Lançamento (Alemanha): 2004

A melhor frase do coroa, ex-militante de esquerda e atual milionário: "não acontece de repente, primeiro você troca seu carro velho por um com ar-condicionado e garantia, depois se casa, compra casa e faz dívidas. Trabalha para pagá-las e de repente, numa das eleições, passa a votar nos conservadores!"

Trailer:


Sinopse: "Jan (Daniel Brühl, de Adeus Lênin!), Peter (Stipe Erceg) e Jule (Julia Jentsch) são três amigos inseparáveis. Jan e Peter dividem o mesmo apartamento e uma militância política bastante original. Acreditando que é indispensável assumir alguma atitude para mudar o mundo, os dois rapazes fazem bem mais do que participar de todas as passeatas antiglobalização do calendário. Clandestinamente, invadem mansões vazias, mudam de lugar todos os móveis e deixam atrás um misterioso bilhete: “Seus dias de abundância estão contados”, assinando-o como “Os Edukadores”. Paralelamente, Jule encara privações financeiras desde que bateu seu carro no Mercedes de um ricaço, o empresário Hardenberg (Burghart Klaußner), e foi condenada a ressarci-lo pelo caríssimo conserto, o que ela considera uma tremenda injustiça."

Download via rapidshare:
http://rapidshare.com/files/10756728/The_Edukators.part1.rar.html
http://rapidshare.com/files/10757457/The_Edukators.part2.rar.html
http://rapidshare.com/files/10758086/The_Edukators.part3.rar.html
http://rapidshare.com/files/10758696/The_Edukators.part4.rar.html
http://rapidshare.com/files/10759364/The_Edukators.part5.rar.html
http://rapidshare.com/files/10759877/The_Edukators.part6.rar.html
http://rapidshare.com/files/10760651/The_Edukators.part7.rar.html
http://rapidshare.com/files/10760658/The_Edukators.part8.rar.html

Senha:
www.projecttr.com

Download da legenda em português:

http://www.divshare.com/download/7492602-0fd

2 comentários:

  1. Lu, adoro esse filme! Deu até vontade de assistí-lo de novo!
    Andei dando uma espiada nos posts e têm ótimas dicas de "sessão cinema". Já anotei alguns!

    Bjs!

    ResponderExcluir