30 de jun. de 2009

Filme: Caravaggio, dir. Derek Jarman, 1986

Tenho algo a confessar: detesto filmes teatrais, por exemplo, acho Dogville do Lars Von Trier um grande equívoco. Tentar fazer teatro filmado é jogar no lixo toda a vantagem que os recursos da película dá ao movimento cênico. No entanto, pela força da obra de Caravaggio, Jarman conseguiu, compreendendo muito bem a inovação luz-sombra-fundo do pintor, criar boas cenas, belas até. Pra mim é um filme que entra na categoria de artes plásticas. A quem é do ramo, filme obrigatório; a quem não é, pode achar monótono.
A cena do trailer é o momento em que o pintor capta o que o pensador Walter Benjamin denomina aura: os movimentos de uma contorcionista com traços angelicais, para pessoas comuns, são apenas movimentos suaves; para o artista, são movimentos de nuvem de um anjo. Esse olhar estético é uma transcendência do real por associação de imagens, que, é verdade, beira a insensatez, mas que é, de fato, hipersensibilidade voltada ao belo. E só se faz boa arte com esse olhar, que infelizmente não pode ser ensinado, daí o ar de mistério que acompanha os artistas.

Curiosidade: depois de 8 anos da morte do diretor, a atriz Tilda Swinton lhe dirige uma carta, que se torna em 2008 um documentário intitulado Derek, dirigido por Isaac Julien.

Sinopse: "Michelangelo de Caravaggio, famoso pintor da Renascença, é procurado por assassinato e foge da lei há anos. Sua única companhia é o jovem aprendiz Gerusaleme, um surdo-mudo que ele adotou ainda criança. Em seu leito de morte, Caravaggio relembra os fatos mais marcantes de sua vida. Adolescente, sobreviveu se prostituindo e pintando retratos, até ser acolhido por um cardeal. Anos mais tarde, se envolveu com o casal Lena e Ranuccio, que se tornaram seus modelos. A explosiva relação a três terminou por detonar uma série de tragédias". Do sítio Cineplayers.
Direção: Derek Jarman
Roteiro: Nicholas Ward Jackson (história), Derek Jarman, Suso Cecchi d'Amico
Gênero: Drama/Histórico
Origem: Reino Unido
Duração: 93 minutos
Trailer:


Download via rapidshare:
http://rapidshare.com/files/49460336/djcrvagg.part1.rar
http://rapidshare.com/files/49463593/djcrvagg.part2.rar
http://rapidshare.com/files/49466345/djcrvagg.part3.rar
http://rapidshare.com/files/49469198/djcrvagg.part4.rar
http://rapidshare.com/files/49472389/djcrvagg.part5.rar
http://rapidshare.com/files/49475088/djcrvagg.part6.rar
http://rapidshare.com/files/49478552/djcrvagg.part7.rar
http://rapidshare.com/files/49479520/djcrvagg.part8.rar


Download da legenda em português:
http://www.divshare.com/download/7791014-eb1

5 comentários:

  1. Grato por essa raridade!!! E também pelo bom gosto, filmes de arte como esse são um verdadeiro achado! Abço!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Grilleto, hoje este filme pra mim é de cabeceira rs... quando encontrá-lo em definição melhor vou comprá-lo, sem dúvida. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Tente baixar a parte de novo, isso geralmente acontece quando há interrupção do download. Valeu.

    ResponderExcluir
  4. Alguns arquivos estão corrompidos e não consigo extrair.

    ResponderExcluir