http://www.megaupload.com/?d=AAT1QRYC
Um Cão Andaluz, filme de Buñuel e Salvador Dali.
“A atitude realista é fruto da mediocridade, do ódio, e da presunção rasteira. É dela que nascem os livros que insultam a inteligência.”
"O Manifesto do Surrealismo foi publicado pelo escritor francês André Breton em 1924, e trouxe para o mundo um novo modo de encarar a arte.
Seguido do Dadaísmo (movimento que propunha a oposição por qualquer tipo de equilíbrio), o surrealismo impunha o chamado automatismo psíquico, "estado puro, mediante o qual se propunha transmitir verbalmente, por escrito, ou por qualquer outro meio o funcionamento do pensamento; ditado do pensamento, suspenso qualquer controle exercido pela razão, alheio a qualquer preocupação estética ou moral".
Segundo Breton, ele e o escritor Soupault, deram o nome de Surrealismo ao novo modo de expressão que tinham a seu alcance, em homenagem a Guillaume Apollinaire.
Neste manifesto, os princípios surrealistas são declarados, tais como a isenção da lógica, a adoção de uma realidade superior, chamada "maravilhosa"". Wikipédia
Tenho uma certa "queda" por esse Manifesto. Leio sempre. Acho que ele me "inspira". Tem um trecho que André Betton diz assim:
ResponderExcluir"É vital que o homem se passe, de armas e bagagens, para o lado do homem".
Nessas horas penso: quantos "eus" há em mim para que eu faça a escolha certa?! Daí vem o surrealismo pra me libertar de opções idiotas de múltiplas escolhas!!!
[ops, André Breton...]
ResponderExcluirTatinha, mas você tem alguma dúvida de que se fôssemos da época pertenceríamos ao movimento?? Obviamente que depois seríamos expulsos junto com Dali rsrsrsrs.
ResponderExcluir