18 de fev. de 2010

Filme: Ágora, dir. Alejandro Amenábar, 2009

Do mesmo diretor de Os Outros e Mar Adentro, temos um épico de respeito. Trata-se da ascensão do cristianismo em Alexandria, onde se encontrava a maior e mais importante biblioteca do mundo antigo. A trama é crua e mostra sem pudores o que é toda religião: luta por poder, valem-se de qualquer argumento ou qualquer mitologia, fantasia, discurso mágico para chegar ao poder, mandar matar, matar, estuprar, queimar, torturar, articular, em suma, tudo o que for concebido pela loucura (ah, precioso Nietzsche, se eu não conhecesse tão de perto o ceticismo de Sexto Empírico, dar-te-ia razão, os homens são pura Vontade de Potência). Depois desse filme, ficam mais claras as declarações de Cioran "e o que fala em nome dos outros é sempre um impostor. Políticos, reformadores e todos os que reivindicam um pretexto coletivo são trapaceiros". p.25, Breviário da Decomposição.

P.S. A atriz é a mesma do filme do Meirelles, Jardineiro Fiel, ela é lindíssima (Rachel Weisz).

Sinopse: "O roteiro foi assinado pelo próprio Amenábar, novamente em parceria com Mateo Gil. Esse será o segundo filme rodado em inglês da carreira do diretor chileno (o primeiro foi o de terror Os Outros, de 2001).

A trama se passa no Egito Antigo, por volta do século 4, e conta a história de Hypatia (Weisz) de Alexandria, filósofa e astróloga, que luta para salvar a sabedoria adquirida pelo mundo antigo. Davus (Max Minghella), seu escravo, está dividido entre o amor por sua senhora e a chance de ganhar sua liberdade se juntando à crescente corrente do Cristianismo".

Título Original: Agora
Género: Épico / Aventura / Romance
Ano de Produção: 2009
País de Produção: Espanha / Malta
Direcção: Alejandro Amenábar
Elenco:
Rachel Weisz - Hypatia
Max Minghella - Davus
Oscar Isaac - Orestes
Ashraf Barhom - Ammonius
Michael Lonsdale - Theon
Rupert Evans - Synesius

Download via Megaupload:

  1. http://www.megaupload.com/?d=1DBFHVD9
  2. http://www.megaupload.com/?d=GMIV8LY2
  3. http://www.megaupload.com/?d=U7S7N1HN
  4. http://www.megaupload.com/?d=YA8QRDPZ

Download da legenda em português:

http://www.opensubtitles.org/pb/search/sublanguageid-pob,por/idmovie-50479

Nenhum comentário:

Postar um comentário