28 de out. de 2009

Filme: It's a Free World (Livre Iniciativa), dir. Ken Loach, 2007

MUITO BOM

Ninguém melhor que Loach sabe da condição real em que vivem os trabalhadores britânicos.
Mais uma boa crônica sobre essa condição, desta vez sob o ponto de vista feminino. Nela é revelado o conflito entre a consciência altruísta e as necessidades egoístas decorrentes de uma sociedade regida pela economia dita de "Livre Iniciativa", esta espécie de pião do lucro que, se parar, esboroa-se ao chão. Ora, se somos obrigados ao ganho incessante, não somos mais éticos, somos utilitaristas; portanto, não-pessoas, isto é, engrenagens postas a serviço de contratos financeiros. Todavia, por natureza, não conseguimos apagar nossa consciência, nosso modo de vida em sociedade, em conjunto, em solidariedade (étimo que significa: todos parte de um mesmo sólido), daí o conflito existencial da heroína.
Ken Loach mais uma vez não trai seu estilo e nos entrega outro bom filme sobre os subúrbios britânicos, principalmente numa época em que a Inglaterra quase sucumbe à burrice econômica ianque, cuja tese defende que o melhor para o Estado é ser enxuto. Bobagem que, assim com no Brasil, quase sucateou ensino e saúde no país, outrora exemplares. O que gerou um prejuízo futuro maior do que a economia imediata. Hoje se gasta praticamente o "dobro" para recuperar a qualidade de vida perdida no desmanche thatcherista do sistema.

Sinopse: Angie (KIerston Wareing) é uma jovem que acaba de ficar desempregada. Não é a primeira vez que isso acontece. Mas, mesmo que não tenha educação formal, ela tem energia, perspicácia e ambição. Junto com a amiga Rose (Juliet Ellis), decide ter o próprio negócio e monta uma agência de recrutamento de trabalhadores imigrantes.

Ficha
Título original :It's a Free World... Gênero:Drama
Duração:01 hs 36 min
Ano:2007
Direção: Ken Loach


Trailer:

Download via rapidshare:

http://rapidshare.com/files/65807975/its_a_free_world.part1.rar
http://rapidshare.com/files/65811527/its_a_free_world.part2.rar
http://rapidshare.com/files/65815110/its_a_free_world.part3.rar
http://rapidshare.com/files/65819960/its_a_free_world.part4.rar
http://rapidshare.com/files/65825293/its_a_free_world.part5.rar
http://rapidshare.com/files/65830280/its_a_free_world.part6.rar
http://rapidshare.com/files/65835309/its_a_free_world.part7.rar

Download da legenda em português:
http://www.opensubtitles.org/pb/download/sub/3443329

Nenhum comentário:

Postar um comentário