10 de jul. de 2009

Filme: Abril Despedaçado, dir. Walter Salles, 2001

Autotutela: defesa da justiça com as próprias mãos, condenado no ordenamento jurídico brasileiro como atentado contra os princípios basilares do Estado de Direito, não se confunde com a legítima defesa, já que esta é uma excludente de antijuridicidade.

Bom filme baseado na noção de honra medieval, richa de sangue e vendeta. As imagens são violentas e poéticas sem perder o fio da narrativa, as atuações são boas, mas não preponderantes, já que o cenário árido participa mais do enredo do que propriamente os diálogos.

SINOPSE:
"Abril 1910 - Na geografia desértica do sertão brasileiro, uma camisa manchada de sangue balança com o vento. Tonho (Rodrigo Santoro), filho do meio da família Breves, é impelido pelo pai (José Dumont) a vingar a morte do seu irmão mais velho, vítima d euma luta ancestral entre familias pela posse de terra. Se cumprir sua missão, Tonho sabe que sua vida ficará partida em dois: os 20 anos que ele viveu, e o pouco tempo que lhe restará para viver. Ele será então perseguido por um membro da família rival, como dita o código da vingança da região. Angustiado pela perspectiva da mortee instigado pelo seu irmão menor, Pacu (Ravi Ramos Lacerda), Tonho começa a questionar a lógica da violência e da tradição. É quando dois artistas de um pequeno circo itinerante cruzam o seu caminho..."

"Abril Despedaçado é livremente inspirado no livro homônimo do escritor albanês Ismail Kadaré. A adaptação para o cinema foi realizada por Walter Salles, Sérgio Machado e Karim Aïnouz, e as filmagens aconteceram entre agosto e setembro de 2000 nas cidades de Bom Sossego, Caetité e Rio de Contas, interior da Bahia".

Download via rapidshare:

http://rapidshare.com/files/248930727/CinemaCultura.blogspot.com_AbrDspd.part1.rar
http://rapidshare.com/files/248930730/CinemaCultura.blogspot.com_AbrDspd.part2.rar
http://rapidshare.com/files/249269011/CinemaCultura.blogspot.com_AbrDspd.part3.rar
http://rapidshare.com/files/249942059/CinemaCultura.blogspot.com_AbrDspd.part4.rar
http://rapidshare.com/files/249942060/CinemaCultura.blogspot.com_AbrDspd.part5.rar


Download via torrent


http://www.easy-share.com/1903347836/Abril_Despeda_ado_DVDRip_XViD.3466539.TPB.torrent

Um comentário: