14 de nov. de 2012

Filme: Intocáveis (Intouchable), dir.Eric Toledano, 2011

Intocáveis tem um enredo interessante porque, apesar de água com açúcar, agradável a quem está cansado, não ofende a inteligência do espectador com fórmulas prontas a exaustão. Além do mais a trama subverte um dos valores mais caros ao nosso patriarcalismo cristão, que é a noção de hierarquia e respeito. Ora, quando o mundo árabe, que dominou a Península Ibérica e parte do sul da Itália por 700 anos,  alastrando sua influência multicultural por toda a Europa, sucumbiu ao poder eclesiático monarquista, perderam-se as relações horizontais. Por refluxo, a hierarquia respeitosa do antigo Pater Potestas romano (direito soberano dos pais sobre todos da casa) voltou à baila e dominou as relações particulares, quebrando de vez as relações horizontais, entre partes iguais. 
Ora, a amizade só se dá numa relação não hierarquizada, que é o contrário da ideia de respeito. Só se respeita aquele supostamente superior: "o senhor, a senhora, o doutor, o eminente etc". Acontece que o ser humano necessita de calor humano, que só se desenvolve na amizade, onde não há hierarquia. O filme aborda um sujeito hedonista que, por não ter sido institucionalizado (escola, família, empresa... fontes do poder hierárquico), quebra de vez essa estrutura e trata o milionário tetraplégico de igual pra igual, ou seja, rompe as barreiras da relação vertical para a instauração da amizade, que é o grande tema desse filme. Em suma, filminho interessante, com ótimas atuações.

Ficha Técnica

Direção: Olivier Nakache, Eric Toledano
Roteiro: Olivier Nakache, Eric Toledano
Elenco: François Cluzet, Omar Sy, Anne Le Ny, Audrey Fleurot, Clotilde Mollet, Alba Gaïa Kraghede Bellugi, Cyrril Mendy, Christian Ameri
Fotografia: Mathieu Vadepied
Trilha Sonora: Ludovico Einaudi
Produção: Nicolas Duval-Adassovsky, Laurent Zeitoun, Yann Zenou
Distribuidora: Califórnia Filmes
Estúdio: Chaocorp / Gaumont / TF1 Films Production / Quad Productions
Duração: 112 minutos
País: França
Ano: 2011


Sinopse:
"Philippe (François Cluzet) é um aristocrata rico que, após sofrer um grave acidente, fica tetraplégico. Precisando de um assistente, ele decide contratar Driss (Omar Sy), um jovem problemático que não tem a menor experiência em cuidar de pessoas no seu estado. Aos poucos ele aprende a função, apesar das diversas gafes que comete. Philippe, por sua vez, se afeiçoa cada vez mais a Driss por ele não tratá-lo como um pobre coitado. Aos poucos a amizade entre eles se estabele, com cada um conhecendo melhor o mundo do outro".

Torrent: http://thepiratebay.se/search/Intouchables/0/99/200



2 comentários:

  1. O melhor do filme [na minha opinião] é que ele é baseado numa história real. Se não fosse, seria apenas um bom divertimento.

    ResponderExcluir
  2. Quando a gente pensa que já leu tudo de interessante sobre " Intocáveis" me deparo com seu texto aqui Luciano!! Muito bom!!

    ResponderExcluir